COMBATE AO CRIME - Policia Militar realiza mega operação em Feira de Santana - Boca de Zero Nove

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

COMBATE AO CRIME - Policia Militar realiza mega operação em Feira de Santana


Ocorreu na cidade de Feira de Santana, Operação Policial envolvendo o Comando de Policiamento Regional Leste, Comando de Policiamento Especializado (BpChoque, PATAMO e Canil, GRAER), 67ª CIPM (RPAs e operadores), com o apoio logístico do 1º BEIC. Tal operação teve o escopo da diminuição dos Crimes Violentos Letais Intencionais, na área de competência deste Grande Comando.

A Operação se deu após levantamento das áreas que mais contribuem para a elevação dos CVLI, e baseado nisso foi feita à distribuição da tropa no terreno.

CONJUNTO VIVEIROS 
O Conjunto Viveiros vem sendo alvo de disputa entre duas facções rivais, já instalado no bairro e traficantes das comunidades da Jussara, Bem-te-Vi e Portelinha. No Conjunto foram realizadas incursões a pé, onde as viaturas normalmente não tem acesso, abordagens à pessoas, veículos, coletivos e edificações, onde indivíduos suspeitos foram identificados, entrevistados e cadastrados.

JUSSARA, BEM-TE-VI E PORTELINHA 
Da mesma forma que o efetivo foi empregado no Conjunto Viveiros, foi feito nas comunidades acima nominadas, dezenas de abordagens e incursões foram feitas e foi visível a satisfação da população daquela região, diante do grande aparato policial utilizado na região.

BAIRRO BARAÚNAS 
No bairro das Baraúnas foi feito o cerco e bloqueio tático de toda a região, devido à quantidade de rotas de fugas e casas desocupadas que facilitam a fuga/homizio de meliantes. Foi dada grande importância à localidade conhecida como "Parrudinha", onde poderiam estar escondidos os indivíduos  que são conhecidos pelas alcunhas de "NIKITO" e "JERIMUN", responsáveis por cerca de 12 homicídios em Feira de Santana nos últimos meses, porém, não foi possível localiza-los.

BAIRRO QUEIMADINHA 
O bairro Queimadinha é conhecido por ser uma região de difícil acesso, pois, os traficantes utilizam da topografia a seu favor, homiziando-se nas regiões de charco (taboas), o que dificulta sobremaneira a incursão da tropa. Nesse caso foi de primordial importância o apoio tático da aeronave do GRAER que, além de orientar o deslocamento do efetivo no terreno, dá segurança e cobertura para os operadores em solo.

BAIRRO MANGABEIRA 
Seguindo o mesmo critério, o efetivo foi empregado em vários Conjuntos Habitacionais na região da Mangabeira, sendo priorizados os condomínios VIDEIRA, FIGUEIRAS, MANGABEIRA e RESIDENCIAL NOVA CONCEIÇÃO, conhecido como "B13". Todo o deslocamento e as abordagens foram acompanhadas pelo GRAER.


METAS ALCANÇADAS 
Toda a Operação ocorreu sem nenhuma resistência de forças antagônicas, certamente devido ao preparo técnico e tático da força policial utilizada e também devido ao grande aparato empregado.

A população agradecia aos policiais sempre que era possível fazê-lo, foram feitos diversos contatos com o Cicom, passando informações no intuito de colaborar com a Polícia Militar.

Ao final foi possível perceber o aumento da sensação de segurança nas comunidades assistidas, e no acompanhamento pós-intervenção, foram levantadas informações da fuga de alguns meliantes para outras cidades e até outros Estados da Federação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas